A pedido de Várias familias vamos reactivar este espaço muito em breve
Vamos estar na Feira de Santa Iria em Faro até ao dia 29 de Outubro,esperamos a sua visita

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alentejano de Faro Campeão do Mundo

Oléeee Olé Olé Oléeee,  é dia de festa no Clube de Atletismo Alentejanos de Faro,Salta Salta Salta Olé Olé.
O nosso Clube está orgulhosamente no muito restrito grupo de clubes  que têm um Campeão do Mundo,muitos desejam la entrar  poucos o conseguem,o Clube de Atletismo Alentejanos de Faro já lá está,temos um Campeão do Mundo.
Foi no dia 22 Abril na cidade de Seregno em Italia que o nosso Atleta ultramaratonista  Fernando Fernandes se sagrou Campeão na categoria de Veteranos na mitica distancia de 100 KM.
Ser campeão do mundo da sua categoria na distancia de 100 km era o objetivo para esta epoca,houve muitos contratempos mas como é proprio dos ultramaratonistas não desistiu,eles sabem que vão ter momentos em que tudo parece estar perdido,é ai que têm que aguentar, acreditar que é possivel, quem ja fez ultramaratonas sabe que é assim,quem nao fez fica avisado,aguentem rapazes aquilo depois melhora.
Apesar das  varias lesões que condicionaram o treino para o prova o nosso Atleta,manteve  a convicção que era possivel  e lá foi.
E como foi?Já la vamos estimados leitores.
Foiiii..! foi como foi possivel,sim as coisas começaram mal,na manha de partida aconteceu uma greve dos controladores aéreos,entao teve de recurso  recorrer ao expresso, aviar-se de pão e presunto Alentejano e lá vai ele até ao Porto comendo sandes até as 4 da manha onde o esperava uma madrugada cheia de chuva e vento.Tudo resolvido,vamos a prova em si.
Percurso de 20 km com umas subiditas para fazer cinco vezes,abastecimentos cada cinco km em que cada delegaçao tinha a sua mesa  com gente para  apoiar, abastecer os seus Atletas(aqui não é permitido ao Atleta levar abastecimentos com ele),falando em delegações a Portuguesa era constituida por uma pessoa,o Atleta mais ninguem,o unico que apareceu sozinho mas isso não impediu que conseguisse o seu objetivo.
Nestas circunstancias o nosso Alentejano pediu que lhe levassem gels para o abastecimento dos 10 km e ficou com a outra metade na zona da meta.
Alimentação organizada agora tratar dos outros detalhes,saber quem marcar,quem sao os adversários perigosos, é importantissimo faz parte da preparação da corrida. A organização falhou em vários aspectos e tambem na questão dos dorsais que deveria ir um na frente e outro nas costas com a identificação do escalão,mas que apesar de lhes ser chamada a atenção para o facto não corrigiram o erro,a solução foi escrever os numeros dos tais perigosos na mão e controlar,ir logo para a frente da corrida para evitar surpresas desagradaveis e não deixar que nenhum passasse pois não havia equipa de apoio  para informar como  e onde iam os adversarios directos.
Aquecimento feito, hora de partir,somos informados que haveria atraso de 30 minutos pois delegações de alguns Paises estavam atrasadas.
Novo aquecimento sapatilhas bem apertadas para o pé não deslizar e fazer bolhas e pronto para arrancar.
Partida foi bem rápida com diversos Atletas a ganharem logo alguma distancia que vários vieram a pagar mais a frente,o nosso Alentejano saiu bem posicionado para ver quem ia na frente e logo passado pouco tempo sentiu que tinha um problema no peito do pé,a sapatilha tinha ficado demasiado apertada  e doia bastante mas parar era perder tempo e importava manter contacto com os Atletas que tinha por companhia,entao a opção era aguentar, pode ser que passe e assim foram mais 99 km.
O ritmo ia bom,um pouco abaixo de 4m/km primeiro abastecimento dos 5 km quem tinha delegação recebia, os outros....,bem havia bebida em copos que se torna quase impossivel beber, aquilo entorna tudo e havia tambem alguma comida solida se desse para apanhar,no segundo abastecimento ou seja aos 10 km deveria estar o  gel que tinha enviado à espera numa mesa,mas qual não foi a surpresa quando foi para apanhar ainda tinha o saco todo fechadinho obrigando a uma paragem forçada e um sprint para apanhar os companheiros de viagem.
Abastecimento dos 20 km,muita confusao em frente á mesa onde estava o abastecimento e passa sem conseguir ver o gel,assim vão ser 20 km sem meter energia,a sorte foi que o companheiro de quase 60 km  o amigo Espanhol Jose Antonio Requejo lhe ia dando um pouco do que lhe sobrava,quando ele "rebentou" é que as coisas pioraram.
A Corrida ia bem e o nosso campeão viu no ecran na meta que ia na primeira posição do seu escalão,a partir dali era controlar a corrida não permitir que nenhum dos numeros que tinha na mão o ultrapassasse,assim foi com companhia ate perto dos 60 km a partir dai sempre sozinho e com vento a fazer-se sentir a velocidade foi naturalmente diminuindo terminando com o tempo de 7horas 42 minutos e 3 segundos deixando o segundo classificado a 12 minutos e sagrando-se campeão do mundo.
Terminada a prova, mais umas pequenas desorganizações da organização mas o nosso campeão la foi ao lugar mais alto do podio receber a sua merecida medalha e trofeu e ouvir fortes aplausos do publico.
Parabens
Era daqui que vinha o perigo, tinha de ter o olho neles
Entre companheiros de viagem por largos kms pede que se desviem para poder alçançar o seu gel
Por fim sorridente, parece facil, missão cumprida,Campeão do Mundo



1 comentário:

  1. Muitos parabéns. Estamos todos muito contentes com este teu feito. Que continues a fazer muitos mais. Um abraço. Rui Marcelino

    ResponderEliminar